Lazarus 6

Lazarus 6

lazarus 6

Lazarus 6, da autoria de Greg Rucka e Michael Lark.

Um mês após o lançamento do 5.º volume, a Devir publica Lazarus 6, da autoria de Greg Rucka e Michael Lark. Este volume compila os #1-3 da série Lazarus: Risen, originalmente editados pela Image nos EUA entre 20 de março e 27 de novembro de 2019, com o trade paperback a ser lançado em 15 de janeiro de 2020.

Para os que acompanham a série pode parecer algo estranho o 6.º volume compilar os primeiros números da nova série quando a anterior não foi completada, mas a verdade é que há diferença entre a ordem de lançamento das revistas e dos TPB nos EUA.

Passando a explicar, com o volume 5, a última revista de Lazarus compilada tinha sido a #26. Essa revista foi lançada nos EUA em março de 2017, sendo compilada no volume 5 norte-americano em maio de 2017.

Posteriormente, foi produzido um spin-off, intitulado Lazarus: X+66, com direito a 6 números. Esta minissérie contou com argumentos de Greg Rucka com Eric Trautman em 4 dos números e com Aaron Duran e Neal Bailey em cada um dos restantes números. Quanto às ilustrações, estiveram a cargo de 6 profissionais distintos – Steve Lieber, Mark Chater, Justin Greenwood, Alitha Martinez, Bilquis Evely e Tristan Jones. Cada número contava uma história completa com diferentes personagens. Publicada entre 19 de julho e 29 de novembro de 2017, viria a ser compilada em TPB em 11 de abril de 2018. Em conjunto com os #22-26 de Lazarus, foi também incluída no terceiro HC da série. Dado, nos EUA, o TPB ter sido publicado entre os volumes 5 e 6, questionámos Ana Lopes, managing editor da Devir, se estava nos planos publicar essa minissérie em Portugal, a qual nos informou que “não está previsto, de momento, o lançamento desse volume“.

Nos EUA, uma semana após o término da minissérie Lazarus: X+66, foi lançada a revista Lazarus: Sourcebook #3. Trata-se do 3.º (e último) número de uma série com informações sobre o universo da série, profusamente ilustradas mas não com banda desenhada. Cada número foi dedicado a uma Família – Carlyle, Hock e Vassalovka, estando os 3 números, com material extra, compilados no TPB Lazarus: The Sourcebook Colections, Volume One, para os fãs da série.

Em abril e maio de 2018, foram lançados os #27-28 de Lazarus. Eles não se encontram neste volume 6, publicado agora em Portugal. Mostrando um flashback, somente viriam a ser compilado no 7.º TPB. Portanto, os leitores portugueses terão de aguardar mais um pouco para os ler.

No ano seguinte, a série passaria a intitular-se Lazarus: Risen, com os primeiros números a ser publicados entre 20 de março e 27 de novembro de 2019. Não foi só o título que mudou. As revistas passaram a ter mais páginas, incluindo material para além da banda desenhada.

Em 2020, foi lançado Lazarus: Risen #4, o qual, ainda não foi compilado em livro.

E, entre 28 de setembro de 2020 e 28 de setembro de 2022, foram publicados Lazarus: Risen #5-7, os quais, conjuntamente com Lazarus #27-28, estão compilados no 7.º TPB.

Em suma, os #27-28 de Lazarus só serão publicados no volume 7. E Lazarus: Risen #4 ainda não está compilado em nenhum volume.

Com a guerra do Conclave a entrar no seu quarto ano, a família Carlyle mal consegue aguentar-se no terreno contra inimigos que a atacam de todos os lados. Agora, Forever e Johanna Carlyle passaram à ofensiva, quebrando as alianças formadas entre os seus inimigos e removendo violentamente do mapa os Lazarus rivais. No entanto, os segredos começam a cobrar o seu preço e, quando forem revelados, os resultados poderão vir a ser devastadores.

Greg Rucka
Nasceu a 29 de novembro de 1969 em S. Francisco. Licenciou-se em língua inglesa no Vassar College e fez depois um mestrado em Belas-Artes na Universidade Southern California. Iniciou a sua carreira com a série Atticus Kodiak, notável pelo seu realismo e atenção ao pormenor. Entrou na indústria dos comics em 1998, com Whiteout, publicado pela Oni Press. Durante os anos 2000 trabalhou essencialmente para a DC Comics, colaborando com as séries de Super-Homem, Batman e outras. Em Batman colaborarou com Ed Brubaker, na criação de personagens que deram origem a Gotham Central. Participou nas séries da Marvel Comics: WolverineElektraUltimate DaredevilThe Punisher. Ao longo da sua carreira, trabalhou ainda para a Image Comics e, mais recentemente tem desenvolvido projetos pessoais para a internet. Vive atualmente em Portland, Oregon, com a mulher e os seus dois filhos.

Michael Lark
Reconhecido pelo seu estilo “negro”, participou em diferentes séries das principais editoras norte-americanas. Para a Marvel, desenhou Captain America, Winter SoldierDaredevilThe Amazing Spider-ManI Am an AvengerThe Pulse ou Dark Tower: The Gunslinger – The Battle of Tull, entre outras. Para a DC Comics, Gotham CentralBatman: Nine LivesScene of the CrimeTerminal CityLegend of the HawkmanSandman Mystery Theatre ou Vertigo: Winter’s Edge, entre outras. Este desenhador foi galardoado com 2 Prémios Eisner e 2 Prémios Harvey.

Deixa um comentário