Dickie Dare

Dickie Dare

dickie dare

Dickie Dare, da autoria de Milton Caniff, em edição integral.

Em junho, a Libri Impressi publica Dickie Dare, da autoria de Milton Caniff, em edição integral. As tiras foram reproduzidas a partir dos periódicos que publicaram a série na sua época, sendo a primeira vez que se edita a obra de foram realmente integral e correta. A presente edição contou com o restauro das tiras por Manuel Caldas, encontrando-se em língua espanhola.

Dickie Dare foi a primeira tira criada por Caniff (o autor principalmente conhecido pela tira Terry e os Piratas) para a Associate Press. Dickie Dare começou a ser publicada em 31 de julho de 1933, datando a última tira com a sua autoria de 1 de dezembro de 1934.

Posteriormente, a tira foi continuada por outros autores, nomeadamente Coulton Waugh (1934–1944; 1950–1957), Odin Burvik (1944–1947) e Fran Matera (1948–1949), tendo terminado em 12 de outubro de 1957. No entanto, este volume compila as tiras exclusivamente elaboradas pelo criador da tira.

Para a criação desta série, Caniff elegeu os géneros de aventura e fantasia. O protagonista que dá nome à série é um rapaz de 12 anos, que sonha com aventuras com personagens como Robin Hood, Robinson Crusoé e o Rei Artur. Na primavera de 1934, Caniff introduz uma alteração muito importante na série, ao adicionar o personagem Dan Flynn, um escritor freelancer e amigo do pai de Dickie. Deste modo, é retirada a vertente de fantasia da série, com Dickie a experimentar as suas próprias aventuras enquanto viaja pelo mundo com “Dynamite Dan” Flynn. A dinâmica do duo mantém-se nas décadas seguintes e a personagem Dickie, curiosamente, vai envelhecendo, terminando as suas aventuras, pela mão de Waugh, já não como um rapaz de 12 anos mas como um cadete da Marinha.

Os leitores interessados, devem contactar o editor através do e-mail mcaldas59@sapo.pt. Como oferta, receberão uma cartolina com uma tira da série reproduzida a partir do original, em tamanho real.

Deixa um comentário