Rota 66

Índice da banda desenhada de Flávio Luiz

Na série de tiras cómicas Rota 66, a ação tem lugar algures na famosa e antiga estrada norte-americana. No entanto, as situações retratadas são familiares a todo o mundo ocidental, enxertando-lhe ainda o autor, de forma salutar, uma visão brasileira, como é, por exemplo, o caso dos assalariados rurais.

Os protagonistas da Rota 66 são Nat e Jack, respetivamente um cato e a caveira de um bisonte-americano. Uma das premissas originais é a ausência de movimento de Nat (com raras exceções), o que torna a tira geograficamente limitada. Sendo a mítica U. S. Route 66 um local de passagem, esta imobilidade de Nat torna-se um trunfo do autor, permitindo explorar os personagens que por ali passam rapidamente apenas numa tira ou, pelo contrário, dedicar-lhes várias tiras sucessivas. Seja um extraterrestre, tomates com habilidades atléticas de fazer inveja aos Angry Birds, o Presidente norte-americano, uma versão de Thelma e Louise ou os últimos moicanos, Nat e Jack vão contracenando com um infindável rol de personagens, sempre com o humor presente.

Rota 66  foi publicada originalmente no jornal Correio da Bahia durante 4 anos, tendo apenas os primeiros 3 meses de tiras sido alvo de reedição numa publicação partilhada com outra série do autor. Pela primeira vez, Rota 66 é reapresentada integralmente – com uma ou outra exceção em que a tira foi utilizada para publicidade ou outros fins – a um potencial público mais vasto, com a versatilidade e a riqueza de criação de personagens originais de Flávio Luiz, desta feita com bom humor.