Ficção é o primeiro volume editado pela E-Primatur, inserido no projeto de publicar a obra completa de Mário-Henrique Leiria. Se é verdade que duas das obras compiladas se encontram ilustradas (por Cruzeiro Seixas em Casos de Direito GaláticoO Mundo Inquietante de Josela – fragmentos), a primordial razão da menção deste lançamento neste espaço prende-se com a presença da banda desenhada Mário e Isabel.

capa da edição da Forja (1975)

Escrita por Mário-Henrique Leiria e ilustrada por Isabel Lobinho, esta BD de mais de uma vintena de páginas, foi originalmente publicada pela Forja em 1975. O formato da mesma foi forçosamente reduzido (o comprimento do livro original é de 29 cm), mas em nada prejudica a leitura, pois o formato do novo volume é de 15,5 x 23,5 cm, maior que aquele a que a editora no habituou com a obra de José Vilhena (12,5 x 17,5 cm). Quanto ao título da BD, é uma clara referência ao seus autores.

Mário e Isabel já tinha vindo a ser reproduzida em 2002 em Cadernos Moura BD n.º 3, aquando de uma exposição retrospetiva de Lobinho, integrada no Salão Moura BD.

Quanto a O Menino e o Caixote, está presente o texto original publicado nos Contos do Gin-Tonic, mas não a adaptação para a banda desenhada por Lobinho, publicada na revista Visão n.º 8, datada de 10 de novembro de 1975. Refira-se que a BD O Menino e o Caixote já tinha sido publicada no livro Revisão – Bandas Desenhadas dos anos 70 (Chili Com Carne, 2016), bem como o inédito Teobaldo, Meu Amigo de Leiria e Lobinho, também ausente no volume da E-Primatur. Este inédito é uma versão gráfica totalmente diferente do “capítulo” Teobaldo, o Meu Amigo, incluído em Mário e Isabel.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Primeiro de 3 volumes que reunirão a obra completa do génio do surrealismo português. Este volume recolhe a ficção completa de Mário-Henrique Leiria, incluindo diversos textos inéditos e outros nunca antes compilados em livro. Coligem-se os volumes míticos: «Contos do Gin-Tonic» e «Novos Contos do Gin» juntamente com outros contos dispersos e inéditos, uma novela, teatro, guiões e uma banda desenhada. A edição foi preparada pela Professora Tania Martuscelli (Universidade do Colorado/Boulder), a maior especialista na obra de Mário-Henrique Leiria, que recolheu todos os textos constantes do espólio do autor e em vários outros materiais dispersos. Oferece-se pela primeira vez aos leitores portugueses de forma sistemática e coerente uma obra até agora dispersa e em boa parte indisponível. Em Abril de 2018 será publicado o segundo volume: Poesia; e em Abril de 2019, o terceiro: Cartas e dispersos.

Mário-Henrique Leiria (1923-1980) é um dos nomes maiores das letras lusas e um dos grandes autores de culto do século XX. Expoente maior do surrealismo, Mário-Henrique Leiria foi um obreiro das literaturas alternativas, quer como escritor, experimentalista sempre, brilhante eternamente, quer como tradutor que foi de várias literaturas e géneros de vanguarda à época (ficção-científica ou policial psicológico). A obra de Mário-Henrique Leiria, sendo curta, aborda os mais diversos géneros e formas. Além dos famosos «Contos do Gin-Tonic» e «Novos Contos do Gin-Tonic», pode encontrar-se poesia, colagem, novela, cartas, traduções, prefácios e artigos. Autor de culto, é certamente uma das vozes mais originais e invulgares das letras lusas do século passado. Além de escritor foi editor (no Brasil, onde esteve exilado), pintor, e encenador teatral.

Tania Martuscelli é crítica de literatura e de arte e ocupa o cargo de Professora Auxiliar no Departamento de Espanhol e Português na Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos. Especializou-se nas áreas de literatura e cultura dos séculos XIX ao XXI em língua portuguesa. A sua investigação tem por cerne as vanguardas portuguesas e os estudos transatlânticos, sobretudo entre Portugal e o Brasil. Além dos seus livros Mário-Henrique Leiria Inédito e a Linhagem do Surrealismo em Portugal (2013) e (Des)Conexões entre Portugal e o Brasil – Séculos XIX e XX (2016), Martuscelli colabora com diversas revistas especializadas em arte e literatura no mundo, como Colóquio/LetrasBrasil/BrazilModernism/modernity e Portuguese Studies.

Ficção – Obras Completas, Volume I
Mário-Henrique Leiria
Organização, introdução e notas: Tania Martuscelli
Editora: E- Primatur
Páginas: 734
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Encadernação: capa mole com badanas
ISBN: 978-989-99715-2-3