Casa de Família

Casa de Família

Uma casa que vamos guardar nas nossas memórias

Casa de Família, é um livro da autoria de Sophie Blackall, autora australiana multi premiada, publicado pela Fábula, uma chancela da Penguin Random House Grupo Editorial.

A história desta obra começa ainda antes de ser contada, a autora comprara uma quinta no estado de Nova Iorque. Nessa velha quinta, existia uma casa em ruínas, onde tinham nascido e crescido doze crianças. Através do exame de pedaços de objetos que encontra, ela decide imaginar todas as vivências das pessoas que a habitaram e o seu quotidiano neste meio rural e melancólico. E assim nasce esta obra…

A cada página somos presenciados com magnificas ilustrações, cheias de pormenores que convidam a uma observação mais cuidada, mas é o dia-a-dia das doze crianças que nos prende a cada página, com detalhes da vida de outros tempos, com forte incidência nas relações familiares entre todos.

Ao longo do livro vamos seguindo as várias etapas do crescimento das crianças, a infância, a adolescência, a chegada à fase adulta e consequentemente a partida desta casa. Anunciado um final esperado, pois ainda nos é dado a conhecer o caminho que cada um escolheu, até à filha mais nova, já em idade avançada abandonar a casa, deixando-a ao abandono.

Neste ponto a autora consegue surpreender o leitor, tornando-se ela própria uma personagem da história, ilustrando a sua chegada à quinta, a sua descoberta da casa e dos retalhos das vidas passadas que ali encontrou.

Um livro que me prendeu pelos detalhes, pelas ilustrações, pela melancolia que me provoca e recordações que me aviva, ao fim ao cabo todos nós já tivemos ou temos “uma casa de família”.

Por fim, apresento um pequeno vídeo da autora, em que demonstra todo o processo de criação das ilustrações em camadas, usando vários objectos, retalhos a própria trouxe da casa em ruínas.

Eis a sinopse da editora:

Este livro convida-nos a espreitar pelas janelas de uma casa onde doze crianças nasceram e cresceram. A autora guia-nos através das suas divisões e do quotidiano da família que a habitou durante anos e anos.
Ficamos a conhecer um pouco da história de uma família real, de onde a autora resgatou factos e artefactos para a realização deste trabalho que nos maravilha a cada virar de página, com a riqueza dos seus detalhes e a luminosidade dos ambientes que recria.
Sophie Blackall, duas vezes vencedora da medalha Caldecott e autora de Olá, Farol! e Se Algum Dia Vieres à Terra, propõe-nos uma visita a um espaço de afetos e histórias que perdura para lá do tempo em que foi habitado.

Sophie Blackall é uma artista e ilustradora de livros infantis com mais de 50 obras publicadas. Nascida na Austrália, divide agora o seu tempo entre Brooklyn, Nova York, e as montanhas Catskill, onde está construindo um retiro para a comunidade do livro infantil chamado Milkwood Farm.
Conquistou vários prémios, como o Ezra Jack Keats Award e duas vezes a Medalha Caldecott e trabalhou com a UNICEF e a Save the Children, no Reino Unido, em iniciativas globais de saúde e alfabetização.

Deixa um comentário