Deserto e Nuvem, de Francisco Sousa Lobo

Deserto e Nuvem, de Francisco Sousa Lobo

deserto e nuvem

Deserto e Nuvem, da autoria de Francisco Sousa Lobo.

Como tínhamos anunciado, em abril, aquando da exposição Paper Wraps Rock de Francisco Sousa Lobo, a Chili Com Carne reeditou a obra Deserto/Nuvem do autor, originalmente lançada em 2017, alterando, inclusivamente, o título para Deserto e Nuvem.

Tal deve-se a esta nova edição, denominada pela editora de regular, já não apresentar o formato flip-book, o qual permitia anteriormente ao leitor optar pela ordem de leitura das duas partes que constituem a obra. Esta 2.ª edição inclui 4 páginas de banda desenhada inéditas.

1 claustro vazio em Évora
1 ordem católica de silêncio e solidão
1 inquérito espiritual
2 livros num só 
20 cartas sem resposta 
Muitas visitas do autor em dúvida
+
uma reedição
uma edição regular
4 novas páginas de introdução
Entre as colecções da Chili Com Carne, a LowCCCost é a mais mediatizada, premiada, com sucesso de crítica e público. Assim foi inevitável reeditar-se o “livro-duplo” Deserto e Nuvem de Francisco Sousa Lobo, originalmente lançado em 2017.  Verdadeiro marco teológico que regista os últimos sopros da vida monástica dos monges cartuxos no Convento de Évora. Passado pouco tempo estes emigraram para Barcelona, mais próximos do IKEA e da praia. É também um verdadeiro marco na BD portuguesa por ter ganho os “Jedis da Bedófilia”, isto é, os prémios dos principais eventos de BD em Portugal mas também surpreendendo noutras áreas como a do Design pelo seu aspecto “duplo” (“split”) com um acabamento em acordeão a segurar ambos os livros. De um lado Deserto sobre a visita de Lobo ao convento e de outro Nuvem que ilustra 20 cartas sem resposta endereçadas a um monge cartuxo.  Esta nova edição, que se chama de “regular” porque é uma encadernação brochada, lê-se em primeiro a BD Deserto seguida pela Nuvem e inclui, antes, uma BD (inédita) de introdução (de quatro páginas) do autor. Daí a inclusão de “e” entre os “dois livros”, já não é opção ler um ou ler o outro em primeiro…

Francisco Sousa Lobo (n. 1973) vive em Londres desde 2005. Estudou primeiro arquitetura, depois arte. Entre as suas bandas desenhadas publicadas, encontram-se Câmara Escura (Bedeteca de Lisboa; 2003), O Desenhador Defunto / The Dying Draughtsman (Chili Com Carne, 2013), O Andar de Cima (Ar.Co + Chili Com Carne, 2014), I Like Your Art Much (edição de autor, 2015), The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros (Chili Com Carne, 2015), O Problema Francisco (Gulbenkian, 2015), também publicado em Espanha pela Ediciones Valientes, It’s No Longer I that Lived (Mundo Fantasma/Chili Com Carne, 2017), Deserto/Nuvem (Chili Com Carne, 2017), A Palavra (Ao Norte, 2017), Master Song (kuš!, 2018), Pequenos Problemas (Chili Com Carne, 2018), Palácio n.º 1, 2 3 (edição de autor, 2021) Gente Remota (Chili Com Carne, 2021), Palácio n.º 4 (Tinta nos Nervos, 2022), Cartas Inglesas (Chili Com Carne, 2023) e Paper Wraps Rock (edição de autor, 2024), para além de outros trabalhos editados em antologias de diferentes autores.

Deixa um comentário