No dia 21 de novembro de 2015, indicámos como os autores e faneditores se podiam candidatar ao Prix de la BD alternative 2016 do Festival International de la BD d’Angoulême, concedido desde 1982 à melhor banda desenhada sob a forma de fanzine ou antologia de autores diferentes.

O envio por correio de 11 exemplares do último número poderá ter desmotivado alguns, mas felicitamos que o Clube do Inferno esteja na corrida com a QCDI 3000 editada pela Chili Com Carne, ao lado de 28 outros zines publicados em diferentes países, alguns dos quais habitués nestas andanças, como o croata Komikaze (cujo #14 contra com duas BD de Amanda Baeza, Hollow e 7 Days of Awe, a última das quais com argumento de Pedro Moura) ou os brasileiros Café Espacial (cujo #15 apresenta a BD “O Meu Vizinho” da portuguesa Teresa Câmara Pestana) e Maria Magazine (tendo o livro Seu Nome Próprio… Maria! Seu Apelido, Lisboa! de Henrique Magalhães sido recentemente editado em Portugal).

Eis a lista completa dos zines que se candidataram ao prémio:

ADDICTIONS

BIEN MONSIEUR

CABOT COMICS

CAFE ESPACIAL

COSMOS 2015

DELEBILE

ESPRESSO

FAT – RAS

FLUTISTE

FREAK SHOW COMIX

FUTURS

L’ILE AUX GRANDS ENFANTS

KOMIKAZE

KRONIK

LAUDANUM

LAURENCE 666

LEGEND OF CHINESE

LGBT BD

MAIDAN

MARIA MAGAZINE

O TIRACO

PURE FRUIT

QCDI

SOUPIR

SPOIL

STRIP FANZINE

STRIPOLIS

TAIWAN COMIX

ZEBRA

O laureado será anunciado na cerimónia de entrega dos prémios, no dia 30 de janeiro (sábado).

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.