A editora Devir anuncia uma nova coleção intitulada Tsuru. Esta coleção reúne autores japoneses clássicos e contemporâneos inovadores, reconhecidos pela sua contribuição para a arte da banda desenhada e também, para a cultura japonesa.

O primeiro volume desta coleção tem como título “O homem que passeia” da autoria de Jiro Taniguchi. Não sendo inédito entre nós pois já tinha sido editado em 2005 na colecção “Clássicos da Banda Desenhada – Série Ouro”, esta edição conta com cerca de 100 páginas extra em relação à edição anterior.

Clássico da nona arte, que faz parte nas nossas leituras recomendadas, tem o seu lançamento agendado para dia 24 de junho às 17:30 na Festa do Japão em Lisboa.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Um homem contempla os subúrbios da sua cidade. Caminhando devagar, escuta e cheira. Para e observa.
É impossível não nos sentirmos alheios e indiferentes ao mundo, em contraste com este olhar puro. Passeando por estas páginas reaprendemos a olhar, talvez a viver, mais atentos às pequenas coisas.

Jiro Taniguchi (1947-2017) publica a sua primeira obra no início da década de 1970. A descoberta da banda desenhada europeia, marca uma viragem na obra de Taniguchi,que opta por trabalhar sozinho, escrevendo e desenhando as suas próprias histórias. A partir de 1991, a sua obra assenta na sua experiência pessoal e na atenta observação, profundamente humana, dos seus semelhantes e do seu quotidiano.

A obra de Taniguchi espelha sentimentos positivos, um reconhecimento sincero pelas tradições culturais, uma forte ligação à família e o regresso à infância como forma de redescobrir as suas origens.

O homem que passeia
Jiro Taniguchi
Editora: Devir
ISBN: 978-989-559-304-0
Dimensões: 170×240 mm
Páginas: 244 a preto
Preço: €19,99

nota: imagens cedidas pela editora.