BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Kafre

Atividade: 1997 – presente
Sede: Cascais, Portugal

Kafre é o símbolo editorial criado por José de Matos-Cruz, que publica obras do próprio autor ou coordenadas por este, com textos e ilustrações de outros artistas. A chancela incide no sector independente do mercado, produzindo títulos de tiragem e de difusão limitadas.

Formalizada em 1997, os primeiros anos de publicação contemplaram obras de prosa e poesia, enquadradas a partir da vertente Livros Sem Editor (1967).

Em 2007, publica a 1a edição de O Infante Portugal e As Tramóias Capitais, que reúne os textos por José de Matos-Cruz serializados online e ilustrados por Isabel Aboim, Filipe Abranches, Renato Abreu, Luís Diferr, José Carlos Fernandes, José Garcês, António Jorge Gonçalves, Luís Louro, Zé Manel, Pedro Massano, José Ruy, Eugénio Silva e Augusto Trigo, assim como o conto original d’ O Infante Portugal, “Com Penas de Anjo e a Expiação do Demo,” extraído da série Os SobreNaturais (2003).

A obra, uma paródia aos policiais portugueses, e com nuances mágicas e super-heróicas, explora o universo ficcional do autor, que é relançado e expandido nas sequelas editadas por Apenas Livros, O Infante Portugal e A Íntima Capitulação (2010) e O Infante Portugal e As Sombras Mutantes (2012). Este mundo ficcional é projetado, também por Apenas Livros, na sequela Aurora Boreal, em trilogia de ciclos publicados em livros de cordel, entre 2017 e 2020, e, futuramente, n’As Crónicas de Livro Livre.

O projecto editorial reuniu até à data a colaboração de 45 artistas, entre veteranos de renome e novos talentos, como Ana Biscaia, André Ruivo, Baptista Mendes, Cação Biscaia, Carlos «Zíngaro», Catherine Labey, Daniel Henriques, Daniel Maia, Dário Vidal, Diniz Conefrey, Fernando Filipe, Fernando Vilhena de Mendonça, João Amaral, João David, João Mascarenhas, João Raz, João Vasco Leal, José Bandeira, Maria João Worm, Miguel Rocha, Nuno Dias, Nuno Pereira, Penim Loureiro, Ricardo Cabral, Richard Câmara, Rui Lacas, Sara Franco, Susa Monteiro, Susana Resende, Teotónio Agostinho e Victor Mesquita.

Em 2017, dez anos após a estreia editorial do herói epónimo, Kafre publica, em parceria com a chancela Arga Warga, do autor Daniel Maia, a banda desenhada O Infante Portugal em Universos Reunidos, que visa introduzir os novos leitores neste longo projecto editorial e, também, ligar a trilogia original à sequela. Além dos dois coeditores, o título inclui a participação dos autores Susana Resende e Daniel Henriques, mais os mestres José Garcês e José Ruy.

Em 2022, Kafre publicará a antologia Aurora Boreal em Reflexos Partilhados, em parceria com Arga Warga, que adapta à banda desenhada aquela heroína, cocriada (visualmente) por Susana Resende. Também fará uma reedição expandida d’O Infante Portugal em Universos Reunidos.

Da nossa base de dados, apenas constam as publicações de banda desenhada da chancela editorial.

2017

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.